O design universal tem por objectivo desenvolver teoria, princ�pios e solu��es, com vista a possibilitar que todos utilizem, at� onde lhes seja poss�vel, as mesmas solu��es f�sicas, quer se trate de edif�cios, �reas exteriores, meios de comunica��o ou ainda de m�veis e utens�lios dom�sticos.
O design universal op�e-se, ideol�gica e politicamente, a todas as solu��es especializadas, desnecess�rias e estigmatizantes, quer se destinem a pessoas com incapacidades ou a outros grupos da popula��o. Status iguais, tratamento e m�rito iguais s�o conceitos chave.
Os princ�pios e as defini��es de design universal desenvolvidos pelo Centro de Design Universal, da Universidade Estatal da Carolina do Norte, EUA, constituem a base dos conceitos que se seguem. O racioc�nio referente � acessibilidade para as pessoas com incapacidade n�o tem sido suficientemente claro para contrapor desnecessariamente solu��es especializadas ou para incentivar um estatuto de igualdade. A no��o de Design para Todos �, na maior parte dos casos, sin�nimo de design universal.
O Centro de Design Universal define, da seguinte forma, o design universal bem como o objectivo do conceito:
O Design Universal � o design de produtos e de meios f�sicos a utilizar por todas as pessoas, at� ao limite m�ximo poss�vel, sem necessidade de se recorrer a adapta��es ou a design especializado.
O objectivo do conceito de design universal � o de simplificar a vida a todos, fazendo com que os produtos, as comunica��es e o meio edificado sejam mais utiliz�veis por um n�mero cada vez maior de pessoas, a um pre�o baixo e sem custos adicionais. Este conceito tem por alvo pessoas de todas as idades, estaturas e capacidades.
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