Homepage do SNRIPD Garoto simulando um telefone com uma lata e um cordel
  Início > Links > Arquivo
pesquisa
Ajuda na pesquisa

Símbolo de Acessibilidade na Web


Arquivo de sites anteriormente em destaque

Doenças crónicas

Integrada no portal da OMS, o Departamento de Doenças Crónicas e Promoção da Saúde desta organização mantém, nas seis línguas oficiais da OMS, uma página dedicada às doenças crónicas.

A tónica é posta na prevenção, sendo disponibilizados materiais audiovisuais e interactivos para combater ideias feitas sobre esta temática.

São facultadas informação sobre a situação em cada um dos países membros e sínteses comparativas.

Estão disponíveis publicações técnicas sobre a temática genérica das doenças crónicas e outras especializadas sobre algumas destas doenças

Outros links sobre esta matéria:

Portal da Saúde

Associação Portuguesa contra a Leucemia


Agence de la Santé Publique (Canadá)

No submenu Organizações Não Governamentais do menu Links da nossa página pode encontrar os endereços de várias associações portuguesas que trabalham nesta área


Open Prosthetics Project

O projecto Open Prosthetics baseia-se na filosofia "open source", divulgando livremente soluções na área da engenharia de reabilitação (mais concretamente relativas a próteses de membros). Segundo os procedimentos mais comuns, estas soluções seriam comercializadas, mas, aqui, promove-se a colaboração entre utilizadores, designers e patrocinadores para atingir um protótipo ideal, que é depois disponibilizado para quem o queira utilizar ou, ainda, melhorar Os relatórios de produtos em desenvolvimento são apoiados não só pelos textos descritivos como por pequenos filmes. Numa óptica de coerência, a própria solução CAD (Computer Aided Design) adoptada pelo projecto é do tipo "open source"


ADVITA
Associação para o Desenvolvimento de Novas Iniciativas para a Vida

Página centrada na informação e soluções para pessoas dependentes e/ou para os seus cuidadores, não descurando, no entanto, os aspectos da prevenção.

Pontos fortes deste site a destacar, são, nomeadamente:

conceitos e metodologias de avaliação da dependência;
informação, ao nível da divulgação, sobre doenças que conduzem a situações de incapacidade e sobre os diversos tipos de medicamentos e de acesso aos mesmos;
várias publicações para download, entre elas o manual Um guia para o acolhimento residencial das pessoas em situação de deficiência : manual de boas práticas;
lista de ONGS que trabalham nesta área;
informações eminentemente práticas, como localização de serviços de saúde ou a lista das farmácias de serviço


Sparadrap

Sparadrap é uma associação francesa cujo principal objectivo é ajudar as famílias e os profissionais em contacto com uma criança doente ou hospitalizada.
O seu site tem por isso uma forte componente lúdica e didáctica, na parte que é destinada directamente às crianças - são-lhes propostos livros, revistas, jogos, visionamento de filmes, ou mesmo uma visita ao hospital.
Os pequenos internautas podem proporcionar o seu feedback, publicando desenhos ou pequenos textos, ou mesmo dando a sua opinião sobre o site.
A página apresenta ainda outras componentes, de carácter essencialmente informativo, destinadas às famílias, aos profissionais de saúde, e aos jornalistas

Outros links sobre esta matéria:

Docteur Souris
ONG francesa que coloca meios informáticos ao dispor de crianças hospitalizadas

Ciber-enfermarias

Sonrisa médica


Inside the brain: an interactive tour

Este site, produzido pela Alzheimer Association (EUA), apresenta uma ?viagem? que explica como o cérebro trabalha e como a a doença de Alzheimer o afecta.
Passando o rato sobre áreas de texto em destaque são evidenciadas, nas imagens, as partes do cérebro em questão, ao mesmo tempo que são exibidos blocos de texto explicativos.

Outros links sobre esta matéria:
Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer (APFADA)

Sociedade Portuguesa de Neurociências


Não obstante incorporar uma vertente comercial, o portal dos psicólogos disponibiliza, sem qualquer encargo, muita informação. O núcleo duro do portal são as várias especialidades da Psicologia, em relação às quais são apresentados trabalhos académicos, artigos de opinião e notícias de actualidade. É possível adquirir bibliografia ou baterias de testes, estando ambas as áreas organizadas por categorias. A secção de recursos disponibiliza, entre outros instrumentos de trabalho, o DSM-IV, a CID-10, dicionários? Integra igualmente o site uma área de apoio a estudantes (cursos existentes, legislação?) e a profissionais, estando disponível, aliás, um directório de psicólogos, pesquisável por zona geográfica. Agendas de eventos e de formação completam a informação de actualidade. Mediante registo, pode participar-se nos foruns promovidos no âmbito deste site Outros links sobre esta matéria: Instituto Superior de Psicologia Aplicada Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto Sindicato Nacional dos Psicólogos

Outros links sobre esta matéria:
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Sindicato Nacional dos Psicólogos


A Agência Europeia para o Desenvolvimento Em Necessidades Educativas Especiais é um organismo independente que agrupa instituições de 19 países europeus trabalhando neste domínio, sendo suportada pelos Ministérios da Educação dos países membros e também pela União Europeia (Comissão e Parlamento).

Na sua página podem encontrar-se as publicações decorrentes dos estudos promovidos pela Agência, muitas delas descarregáveis.

Cada país contribui com um conteúdo local, que inclui uma breve história da educação especial e a situação actual, em matéria de legislação, de financiamento, de organização, do tipo de respostas providenciadas.

Está igualmente disponível online uma base de dados que contém elementos de cada um dos países sobre a respectiva situação em matéria de transição escola-emprego.

A temática da intervenção precoce foi recentemente autonomizada em página própria, para a qual existe ligação.

Uma terminologia, em 19 línguas, dos conceitos utilizados na área das necessidades educativas especiais integra também os conteúdos desta página.

Outros links sobre esta matéria:
Direcção de Serviços de Educação Especial e Apoio Sócio-Educativo da Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular

Directório espanhol sobre NEE

Forum de Estudos de Educação Inclusiva


Usabilidade

A página pessoal de Jakob Nielsen, não teria aqui cabimento, não fosse ele o teórico mundialmente reconhecido da usabilidade e da simplicidade, e não fossem aqueles dois conceitos aliados tão poderosos da acessibilidade electrónica.

Em destaque a secção Alertbox, coluna quinzenal de opinião que refere conselhos de usabilidade na web.

Outros links sobre esta matéria:
Acesso
Programa Acesso da Unidade de Missão para a Inovação e o Conhecimento (UMIC)

Certic
Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

EDEAN
European Design for All e-Accessibility Network

EIAO
Observatório Europeu sobre a Acessibilidade na Internet

WAI
Web Accessibility Initiative, World Wide Web Consortium (W3C)


Ricability

Página do Research Institute for Consumer Affairs, uma organização não governamental britânica que trabalha na área da defesa do consumidor, focalizada na investigação e testes de equipamento direccionado para as necessidades da terceira idade e de pessoas com deficiência. Os trabalhos têm também uma vertente de prevenção, na área da segurança infantil.

Os testes realizados dão origem a relatórios, presentes no site, organizados em secções (incontinência, alarmes, mobilidade?) e checklists relativos a vários tipos de equipamentos (torradeiras, máquinas de lavar, micro-ondas?), para auxiliar o consumidor na respectiva aquisição/utilização

Paralelamente, a organização trabalha junto dos fabricantes, no sentido de sensibilizá-los para a necessidade e as vantagens do design inclusivo e de uma informação sobre os produtos em formatos alternativos. Vários textos de carácter didáctico, nesta perspectiva, integram também os conteúdos do site




Catálogo de ajudas técnicas elaborado por utilizadores

O CEAPAT (Centro Estatal de Autonomia Personal y Ayudas Técnicas), organismo oficial espanhol cujo principal objectivo é a difusão de informação sobre ajudas técnicas, lançou um catálogo, acessível através da Internet, em que são os utilizadores que desenham e divulgam diferentes adaptações.

Este catálogo pretende dar a conhecer a todas as pessoas que tenham alguma deficiência a existência de adaptações que podem ajudá-las, ao mesmo tempo que servir de fórum de utilizadores. O sítio está igualmente aberto a grupos ou entidades que queiram participar, trazendo iniciativas, em torno de um amplo conjunto de temas, que sirvam de apoio às pessoas com deficiência: emprego, acessibilidade, vida quotidiana, transporte, etc.

A página é gerida pelo CEAPAT e financiada pelo IMSERSO (Instituto de Migraciones e Servicios Sociales), e a sua principal novidade consiste em promover um espaço para utilizadores com interesses comuns, de acesso livre e multilingue, em que se introduz e oferece informação sobre ajudas técnicas que não se encontram nos circuitos comerciais, que podem ser melhoradas ou modificadas conforme as necessidades particulares.

O grau de profundidade da informação apresentada é variável, desde ajudas que são acompanhadas apenas dos dados mais básicos até outras que têm esquemas de funcionamento. Trata-se de um catálogo em que o utilizador, para além de introduzir e localizar informação, pode aceder a fóruns, links de interesse, inserir anúncios, e comprar, trocar ou doar diferentes materiais.

Introducir información ? apresenta um formulário em que o utilizador pode introduzir os dados básicos da ajuda técnica: nome, utilização, materiais, processo de construção, etc. Também pode carregar-se fotos.

Buscar ayudas ? pesquisa de ajudas técnicas, segundo os seguintes critérios: local da habitação onde instalá-la, denominação ou classificação ISO

Tablón ? secção em que o utilizador pode por anúncios

Enlaces ? links para associações e entidades relacionadas com o desenvolvimento de ajudas técnicas

Mercadillo ? secção em que os utilizadores podem trocar, comprar, vender ou ceder ajudas técnicas de todos os tipos; os produtos estão organizados por grandes grupos

Fórum ? intercâmbio de ideias, opiniões e informações

Contactar ? correio electrónico

[Informação adaptada da revista ?Minusval?, Madrid, (149) Ene.-Feb. 2005, p. 60]

Outros links sobre esta matéria:
Ajudas técnicas
Tecnologia para a reabilitação
Anditec
Tecnologias de apoio (avaliação, formação, comercialização)
Centro Estatal de Autonomia Personal y Ayudas Técnicas

Centro Dinamarquês de Ajudas Técnicas (www.hmi.dk)

CERTIC
Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Handicat, Handicaps et Aides Techniques

Normédica / Ajutec
Feira da Saúde/Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência

SIVA
Serviço de Informação e Avaliação de Ajudas Técnicas




A ORPHANET é uma base de dados sobre doenças raras e medicamentos órfãos, à qual se acede gratuitamente.
É produzida por um consórcio de parceiros em vários países europeus, sendo o parceiro francês que gere o projecto.
As equipas de cada país encarregam-se de recolher a informação sobre serviços clínicos, investigação e grupos de apoio, a nível nacional, bem como de traduzir parte dos textos.
Embora se anuncie como destinado ao público em geral, o site web da Orphanet tem uma abordagem diversificada para os diversos tipos de utilizadores que a ele podem ser recorrer: doentes, profissionais, grupos de apoio, indústria e público própriamente dito.
Os serviços disponíveis estão assim configurados e agrupados segundo tais tipos.
A todos eles, contudo, é comum a pesquisa por doença (nome completo ou truncado, ou código da Classificação Internacional de Doenças da OMS), ou, alternativamente, a apresentação, por ordem alfabética, das doenças sobre as quais existe informação na base de dados.
Na sequência, é apresentada uma breve descrição em português, tradução do abstract de um artigo científico sobre a matéria, que também é possível consultar (formato .pdf).
A partir daqui, e segundo o tipo de utilizador que se tenha escolhido, é possível pesquisar consultas de apoio, projectos de investigação ou ensaios clínicos, testes de despistagem, sinais clínicos, redes de profissionais, medicamentos, redes de profissionais, laboratórios, grupos de apoio, outros sites, registos da doença, em todos ou em cada um dos países cooperantes.
A Orphanet proporciona ainda, aos grupos de apoio, a possibilidade de criar /actualizar o seu próprio site.
Integradas na informação de base do site, estão a definição de doenças raras e de medicamentos orfãos, e as políticas que, na Europa e noutros pontos do globo, são praticadas relativamente a estas questões.

Outros links sobre esta matéria:
RARÍSSIMAS
Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras
EURORDIS
European Organisation for Rare Diseases

Voltar



Versão Inglesa - Versão Francesa
Contacto: - Última actualização do site: 29/06/2007
Copyright: SNRIPD. Todos os direitos reservados
Realização:
Webdote.com - Innovative Solutions