?O acesso às Tecnologias de Informação cria oportunidades para todos, em especial para as pessoas com deficiência?, afirma o Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, relativamente ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de Dezembro:
"O acesso às tecnologias de informação e comunicação cria oportunidades para todas as pessoas, e, provavelmente, para ninguém mais do que as pessoas com deficiência. E, com o desenvolvimento da internet e destas tecnologias, tem-se em conta as suas necessidades, as barreiras do preconceito, das infra-estruturas e os formatos inacessíveis não deverão ser mais um obstáculo à participação.
Esta é uma alteração bem-vinda. Com as TIC espalhadas pelo mundo, desenhando mais usuários cada dia, muitos websites continuam inacessíveis para milhões de pessoas que têm dificuldades na manipulação do rato, ou que têm uma deficiência visual e necessitam de um leitor de ecrã ou fontes grandes para ler a página. Devagar, os Governos e o sector privado têm vindo a reconhecer os benefícios económicos e sociais de fazer websites totalmente acessíveis, e têm vindo a colocar em prática alterações que envolvem, igualmente, software e hardware.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que espera aprovação pela Assembleia-Geral muito em breve, poderá dar um enorme ímpeto a esta questão. Os Estados que decidirem fazer parte da Convenção deverão, através desta, comprometer-se a dar os passos necessários para providenciar ? que a informação destinada para o público em geral chegue às pessoas com deficiência em formatos acessíveis e que as tecnologias se moldem aos diferentes tipos de deficiências de forma oportuna e sem custos adicionais?. A Convenção encoraja o sector privado e os meios de comunicação social a fazer o mesmo com os seus serviços.
Neste Dia Internacional, vamos comprometermo-nos, uma vez mais, a realizar o nosso máximo para alcançar a visão de uma sociedade de informação inclusiva, centrada na pessoa, e orientada para o desenvolvimento. E permitir que redobremos os nossos esforços para assegurar que as pessoas com deficiência possam exercer os seus direitos humanos e desempenhar um papel activo na vida económica, social e política das suas sociedades."
|