Homepage do SNRIPD Menina cega a ver um globo terrestre em relevo
  Início > Agenda
pesquisa
Ajuda na pesquisa

Símbolo de Acessibilidade na Web


Agenda de eventos



Judo Clube de Sintra - aula pioneira de judo para cegos

Tema: Judo para cidadãos com deficiência visual
Local: Complexo Desportivo Municipal de Fitares, na Rinchoa
Data: Sábados até 12 de Julho de 2008
Horas: entre as 15h30 e as 16h30

Resumo:
O Judo Clube de Sintra-Judokai iniciou, na Primavera passada, uma nova via, tendo aberto uma aula pioneira especialmente vocacionada para o ensino e o treino de cegos e outros deficientes visuais, de ambos os sexos e sem distinção de idades ou de graduações.
O judo é um dos desportos que permite a prática e a competição por deficientes visuais em condições quase idênticas às dos demais atletas. Porque um bom judoca se deve guiar muito mais por aquilo que sente do que por aquilo que vê, os cegos têm, amiúde, vantagem sobre os demais praticantes, pressentindo, não raras vezes, a acção do parceiro, muito antes do que qualquer outro atleta a possa ver.
O judo para cegos e amblíopes é modalidade paralímpica desde 1988, sem que Portugal tivesse sido representado, até à data, por qualquer atleta.
Os princípios éticos do judo - amizade, auto-controlo, cortesia, coragem, honra, modéstia e sinceridade - aliados ao respeito mútuo, à capacidade física e psíquica e à confiança que incute nos seus praticantes, tornam-no numa modalidade ímpar para qualquer cidadão, em geral, e para os cidadãos com deficiência, em particular.
Esta aula representa um fim em si, mas apenas um meio que permita aos seus atletas integrarem-se rapidamente noutras aulas, com não cegos, pretendendo-se que constitua, assim, um veículo privilegiado de não discriminação e de integração de cidadãos com deficiência.

Contactos e informações:
Complexo Desportivo Municipal de Fitares
Rua do Clube, na Rinchoa, Sintra
Telm.: /



Magazine "Consigo" (Programa de 09.12.07)

Esta semana, no Consigo, Artur Agostinho fala sobre as alegrias do passado e os planos para o futuro. A idade não pesa a este histórico da televisão portuguesa, e nem aos seniores que se identificam com a revista ?Idade Maior?, agora com novo formato. Neste programa, veja ainda o que Maria Barroso tem a dizer sobre os direitos humanos na Europa.



Magazine "Consigo" (Programa de 16.12.07)

A Lusomundo lançou o primeiro DVD para todos: ?O nascimento de Cristo? inclui opções para pessoas surdas e com deficiência visual. Também para todos é a emissão da série ?Conta-me como foi?, emitida pela RTP1. Neste programa, conheça ainda Luís Gaspar, um homem da rádio que lançou um blogue com obras que podem ser ouvidas.



Magazine "Consigo" (Programa de 23.12.07)

As preocupações com a acessibilidade já chegaram à Serra da Estrela, e o Consigo dá-lhe a conhecer as atracções para todos.  Em altura de Natal, o Jardim Zoológico junta-se a uma empresa de pinturas faciais para animar as crianças internadas, e a jornalista Fernanda Freitas dá a conhecer o seu objecto de culto.



Magazine "Consigo" (Programa de 30.12.07)

O último programa ?Consigo? de 2007 faz uma retrospectiva sobre este Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos. Conheça alguns dos melhores exemplos de integração, dos audiolivros ao parapente, passando pelo trabalho e a sensibilização dos mais novos, numa escola da Cova da Moura.



Versão Inglesa - Versão Francesa
Contacto: - Última actualização do site: 12/12/2007
Copyright: SNRIPD. Todos os direitos reservados
Realização:
Webdote.com - Innovative Solutions